Dicas e Truques

Reservamos um cantinho bem especial pra você tirar suas dúvida. Não deixem de ler!

1. Crie sua marca, ou um logotipo para por nos seus trabalhos. Vc pode imprimir em papel e colar nos trabalhos, ou fazer em etiquetas auto adesivas, ponha seu telemóvel e seu email, ou site se tiver.

2. Cadastre seus clientes, pedindo nome, telefone e email, para que vc possa sempre estar divulgando seus trabalhos, não se esqueça de pedir a data de aniversario, assim vc poderá oferecer uma gentileza numa data especial. Sempre que houver novidades em seus trabalhos, vc deve informa-los.

3. Fotografe e anotem as peças que fizer e os preços para venda , no caso de vc querer depois produzir outra igual. Isso tb lhe vai ser útil para fazer seu portifolio de trabalhos ou seu próprio site, caso alguém queira ver seus trabalhos futuramente.

4. Tenha sempre em mãos um cartão de visita, isso é essencial para apresentação, isso demonstra seriedade em seu trabalho.
Papéis de presente bonitinhos, saquinhos plásticos, ou até mesmo uma embalagem idealizada por vc, cativa o cliente , entregando o seu artesanato numa embalagem fofinha.

5. Lembre-se valorize seu trabalho, e quando alguém pedir desconto, não ceda logo de inicio, pq pode parecer que vc podia ter feito mais barato e estava pedindo muito pelo trabalho.
Somente aceite encomendas se receber metade do dinheiro adiantado. Não faça peças, de forma alguma, antes de receber os 50%, alem disso nunca venda fiado, pois você corre o risco de não receber e acaba também por perder a amiga e o cliente, pq depois ter de cobrar a pessoa é extremamente desagradável para ela e para você.

6. Tente sempre estar aprendendo coisas e técnicas novas de trabalho, leia, atualize-se, há revistas, Internet, enfim muitos meios para vc aprender.

7. Ao receber uma encomenda, sempre dê um prazo com dois dias a mais do que vc de fato leva para fazer o trabalho, e nunca falhe nisso, porque falhar faz com que vc perca a credibilidade. Organize-se para fazer as coisas com calma, para o trabalho não sair mal feito.

8. Organize suas peças de trabalho, não deixe tudo jogado. Coloque suas peças em vidros, caixinhas bonitinhas, deixe tudo limpinho, para que na hora de executar o trabalho, para que tudo saia direitinho. Bagunça acumula energia negativa no ambiente.

9. Anote em um caderninho suas vendas, há períodos no ano de maior venda, os periodos melhores são natal , dia das mães, dia dos namorados. Se vc trabalha com lembrancinhas, há outros eventos importantes, como aniversários, nascimentos de bebes, casamentos, chá de cozinha, etc...

10. Dê ideias de onde e como utilizar a peça confeccionada por vc, dê sugestões criativas. Se vc faz caixas, sugira a caixinha como porta-joia, porta-treco, etc....

11. Como vender seus produtos.
- Participe de feiras de artesanato local .
- Ofereça seus trabalhos em lojas.
- Anuncie em jornais de bairro.
- Divulgue pelas comunidades do Orkut
- Divulgue através de emails para suas amigas, enviando foto e preços de algumas peças.

12. Não prometa o que não tem capacidade de fazer e cumprir.

13. Seja simpática, e bem humorada, cara feia e grosserias espantam clientes, afinal todo mundo tem problema, mas nem toda a gente tem de participar dos seus problemas pessoais.

14. Para se enriquecer de idéias, leia revistas de artesanato, visite livrarias, exposições, feiras, pesquise na Internet, etc.

15 Alto astral, positivismo, e pensamentos bons, atraem boas energias, por isso, alegria sempre!

16 Cuide de sua higiene pessoal, limpeza nas mãos é essencial, não é pq vc é uma artesã que pode viver com as unhas sujas e mal cuidadas.

17 Não use perfumes fortes que podem impregnar nas peças que vc está a confeccionar.

18. Mesmo que vc seja uma pessoa simples, procure estar sempre arrumada, ao receber uma cliente em sua casa para comprar suas peças.

19. Procure observar seus clientes, o que mais procuram, o que mais gostam, conhecendo-os, vc poderá com o tempo saber que tipo de trabalho ele mais gosta; e quando vc produzir novidades poderá lhes oferecer, aumentando assim sua chance de vendas futuras.

20. Quando vc produzir uma peça que vc não goste, ou que não tenha ficado como planejou, não a deixe sem acabar. Faça uma forcinha, concentre-se e tente terminar, tudo que fica inacabado gera frustração e energia negativa, portanto, termine sempre.

21. s vezes ocorre de fazermos uma peça que gostamos muito, entretanto não cai no agrado dos nossos clientes, nesses casos não hesite em dar descontos, e fazer um precinho camarada.
Aproveite para reciclar e utilize a bobina de fax para transformar em rolo de abrir massa.
 
22. Para tingir a massa, coloque uma pequena porção de tinta à óleo na massa e misture até obter uma coloração homogênea.
 
23. Lembre-se que a cor obtida na massa úmida altera em 40% aproximadamente na secagem, escurecendo a tonalidade.
 
24. onserve a massa em lugar seco e arejado.
 
25. Quando utilizar a massa, retire a porção necessária com auxílio de uma régua para evitar contaminação, aumentando assim a durabilidade de sua massa.
 
26 Se você não possui ferramentas específicas como o furador, utilize uma agulha de crochê.
 
27. A superfície ideal para trabalhar com o biscuit é o granito, também pode-se trabalhar com a fórmica ou vidro.Se você não possui uma superfície ideal, utilize um piso ou azulejo branco.
 
28. Coloque as peças para secar sempre sobre um papelão, pois o papelão absorve a umidade.
 
29. Aguarde e respeite o período de secagem das peças naturalmente.
 
30. Esculturas Personalizadas e topos de Bolo eles são enfeites de um modo único de personalizar o seu dia especial e ter aquela lembrança gentil para estimar e expor durante os anos para vir. As esculturas ou topos de Bolo são projetados às suas especificações. A sua escultura ou topo de bolo pode ser tradicional ou caprichosa, refletir a sua personalidade, passatempos prediletos, profissão, ou sentido do humor.
 
31. Busque o maior números de imagens, vídeos ou qualquer que sirva de referência para o trabalho que estiver desenvolvendo. Isso aumenta a criatividade e aguça a prática de técnicas.
 
32. Para acertar o ponto da massa quando muito mole mesmo depois de fria e embalada, pode-se voltar ao micro-ondas por 30 segundo para secar um pouco, sove ainda quente, repita até chegar ao ponto que deseja. Se a massa estiver dura e ressecada sove na água sob a torneira até obter o ponto novamente, observe que ao fazer esse processo a massa desbota um pouco, tinja novamente.


33. Sempre que for encapar as tampas, isopor ou qualquer superfície, procure abrir a massa uniformemente por volta de uns 3mm, não muito grossa, para assim poder esticar um pouco evitando urgas, sem rasgar a massa.

34. Com a varidade tão grande de vernizes no mercado ficarmos na dúvida em qual usar. Qualquer verniz serve para ser aplicado em biscuit depois de seco. Procure saber se o verniz é solúvel em água ou solvente, isso é muito importante porque não podemos aplicar verniz a base de água em peças que serão lavadas constantemente.

35. Treinar é a melhor maneira de atingir a perfeição nos trabalhos de biscuit. Se a sua coxinha ficar meio torta ou a bolinha não ficar bem redonda, pare. Recomece e modele até ficar com o formato característico.

36. A grande vantagem de trabalhar com o biscuit é o custo baixo do investimento inicial. Para começar R$ 100,00 são suficientes para a compra de alguns materiais básicos e ingredientes para a massa. Com o tempo você vai aprender a usar outras ferramentas criada por você, por isso fique atenta e descubra novas funcões para: palito de dentes, de pirulito, peneiras, haste de cotonete, canudos de plástico e muito mais.

37. Um dos grandes problemas com os quais as pessoas se deparam na hora de trabalhar com a massa é o processo de tingimento. Para não errar, coloque pouca tinta na massa, já que quando ela seca, escurece dois tons. Fique de olho para colocar a quantidade exata e nunca tinja a massa ainda quente.

38. Antes de colar uma peça no pote, limpe bem o vidro com álcool para eliminar os resíduos deixados pela oleosidade das mãos, caso contrário, a massa não grudará.

39. Antes de manusear a massa, lave bem as mãos, pois os resíduos sempre prejudicam a qualidade do produto.

40. Sempre que estiver preparando um trabalho com biscuit, não se esqueça que a massa costuma encolher depois de seca.

41. Após terminar a massa e começar a sová-la, é normal sua aparência ser mole. Por isso, precisa mexer muito bem, pois ela vai encorpando. Vale lembrar que nesta etapa é importante retirar os anéis, relógio e puseiras.

42. As tintas mais indicadas para pintura de rosto são as acrílicas ou plásticas.

43. Sobre a receita da massa: seja qual for a receita, procure colocar sempre a vaselina em primeiro lugar, pois facilita a retirada da massa e a perda é bem menor.

44. Se a sua massa racha com facilidade, observe o seguinte: ela pode estar com muita tinta ou você está trabalhando em um lugar onde o vento é forte.

45. Mantenha o restante da massa dentro de um saco plástico enquanto estiver trabalhando nas peças, para que elas não ressequem.

46. Para conservar melhor as peças, depois de bem secas passe uma demão de verniz geral.

47. Trabalhar noivos personalizados, requer muita sensibilidade e criatividade na montagem do casal. Cada detalhe deve ser minuciosamente trabalhado, afinal, a peça irá fazer parte de um dos momentos mais especiais das pessoas. Por isso, pesquise, ouça bem o cliente para que ele se satisfaça e, assim, seu trabalho seja divulgado na eficiente propaganda boca a boca.

48. Leve seu trabalho a sério e mostre que você é uma verdadeira profissional, por isso, tenha sempre consigo cartões de visita com as devidas informações para futuros contatos. Se você ministra aulas, não esqueça de mencionar isso no cartão.

49. Para muitos, vender as peças de biscuit é um grande problema e até mesmo transtorno, por não terem experiência ou serem muito tímidos. O melhor é começar a presentear os amigos, vizinhos e familiares, pois eles podem se tornar os maiores divulgadores da sua arte. Uma outra super-dica é fazer da sua casa uma vitrine. Crie peças diferentes, afinal criatividade é a alma do negócio.

50. Se a massa endurecer embrulhe-a num pano, coloque-a sobre um prato e deixe-a receber um pouco de vapor de uma panela com água fervendo. Depois, basta sová-la novamente e guardá-la no saco plástico.

51. Quando for trabalhar com as tampas dos potes, lixe bem toda a parte externa com uma lixa mais grossinha ou raspe-a com a ponta de um estilete, para que a superfície fique bem porosa, se não a massa não cola.

52. Quando terminar a peça, deixe secar em um lugar arejado, dependendo do tamanho a massa estará totalmente seca em cerca de dois ou três dias.

53. A massa só pode ser utilizada assim que estiver completamente fria.

54. Para retirar a umidade e não danificar o trabalho, deixe a peça secar sobre papelão ou esponja.

55. Muito importante: Se você trabalha com crianças, não deixem que coloquem a massa na boca e, muito menos, que engulam-na. A cola utilizada tem baixo grau de toxicidade, mesmo assim, não devem ser ingerida.

56. O segredo de uma boa textura está em sovar a massa enquanto ainda estiver bem quente, utilizando apenas a quantidade de creme para mãos indicada na receita: uma colher de sopa.

Fonte: Internet
Fonte: Revista Biscuit - MÃOS QUE CRIAM - Editora Escala
Fonte: Revista Coleção Trabalhos em Biscuit (Especial) - Editora Minuano